Todo mundo com certeza já ouviu falar que as comidas de mãe e avó, não tem igual. Isso acontece por se tratar de comida afetiva: o carinho e o amor deixam a comida mais especial, além de fazer com que a refeição seja um momento feliz compartilhado. Além disso, a cozinha afetiva de casa também pode ser benéfica para a saúde física e mental. Veja os 4 principais benefícios:
- Alívio do estresse
A atenção em cozinhar em casa, com foco no que estamos preparando, faz com que pensemos menos nos problemas. Nosso foco está direcionado ao resultado final, ativamos nossa memória e capacidade de concentração para um bom resultado no final, e as preocupações do dia a dia são deixadas de lado.
- Estímulo da criatividade
A cozinha pode ser um ótimo palco para criar livremente e exercer a criatividade, afinal, podemos inovar, arriscar, misturar, experimentar novas receitas e novos sabores. Novos testes e experimentos podem gerar a descoberta de um novo gosto e novas possibilidades, estimulando a criatividade.
- Capacidade de organização
Para aliviar o estresse e cozinhar de forma afetiva, você vai precisar lidar com a organização da cozinha. Seguir a ordem cronológica da receita e manter o ambiente organizado são dois pontos que aprimoram sua capacidade de organização.
- Criar um momento íntimo
Outro benefício de cozinhar em casa é que você pode criar um momento íntimo, apenas seu, e aproveitar sua própria companhia fazendo o que gosta. Escute suas músicas favoritas, pense na vida, cante e reflita sobre você. Faça do ato de cozinhar, um ato de autocuidado para praticar coisas que você gosta e criar o seu momento.