Pesquisar
Close this search box.

Como o leite auxilia no tratamento de diabetes tipo 2? 

Como o leite auxilia no tratamento de diabetes tipo 2?

Você sabia que uma mudança na rotina do seu café da manhã pode trazer benefícios para o tratamento do diabetes tipo 2? De acordo com estudo publicado no “Journal of Dairy Science”, foram examinados os efeitos do consumo de leite com alto teor proteico no café da manhã nos níveis de glicose e na saciedade após o café da manhã, e depois de uma segunda refeição. 

Como resultado, o leite consumido com cereais matinais reduziu a concentração de glicose pós-prandial em comparação com a água. Já em alta concentração de proteína láctea, reduziu a concentração de glicose pós-prandial em comparação com a concentração normal de proteína láctea. Desta forma, o tratamento com alta proteína também reduziu o apetite após a segunda refeição, em comparação com o equivalente de baixa proteína.

Na pesquisa, foi observado que a digestão das proteínas whey e caseína, naturalmente presentes no leite, libera hormônios gástricos que retardam a digestão, aumentando a sensação de saciedade. Assim, a digestão das proteínas do soro atinge este efeito de forma mais rápida, enquanto as proteínas da caseína proporcionam um efeito mais duradouro. 

Com isso, a equipe descobriu que o leite consumido com um café da manhã rico em carboidratos reduziu a glicose no sangue mesmo após o almoço, e o leite com alto teor de proteína teve um efeito ainda maior. O leite com uma proporção aumentada de proteína de soro de leite teve um efeito modesto na glicemia pré-almoço, alcançando uma diminuição maior do que a fornecida pelo leite normal. Desta forma, o estudo confirma a importância do leite na hora do café da manhã para ajudar na digestão mais lenta dos carboidratos e ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue mais baixos.

E você, sabia da importância do leite no tratamento de diabetes? 

Fonte: bebamaisleite.com.br

Gostou? compartilhe com mais pessoas 👇

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais notícias